Encontrei meu Foco?
Hora de um cafézinho porque nós merecemos.
Foto para a campanha de uma rede de sanduíches que infelizmente não vingou |
Obviamente que tudo que foi dito até aqui não é uma regra, não é um manual de como se tornar um Fotógrafo, é apenas a minha experiência com as diversas áreas onde atuei, pelas quais passei e inclusive em algumas que ainda atuo.
Cada profissional que está no mercado tem suas histórias para contar, pode ser que alguém venha até esse blog e refute parte do que eu expus até aqui, não tenho a pretensão de ser unanime e muito menos de ter razão em tudo mas com certeza muitos outros se identificarão com boa parte dessas histórias porque elas são reais, é dessa forma que trabalhei e trabalho, sempre tentando aprender um pouco mais e ensinar algo sobre a profissão para as pessoas com quem estou atuando.
Como eu digo lá na minha bio, "Não consigo imaginar como uma pessoa possa guardar uma informação apenas para si e não transmitir o conhecimento adquirido para aqueles que tem desejo pelo saber".
Se esse blog ajudar alguém a dar um passo em direção a concretização de se tornar Fotógrafo ou auxiliar alguém e facilitar os primeiros passos para a profissão, eu já me darei por satisfeito.
Eu disse em vários momentos em alguns dos artigos, que como em toda profissão a Fotografia necessita de muito estudo e dedicação e reitero aqui, sem uma boa base e sem estudos contínuos você será só mais um Apertador de Botão.
Além de estudar e muito sobre Equipamentos, ter conhecimento sobre a história da fotografia é muito bom pra você entender de onde toda essa tecnologia atual surgiu, ela não saiu do nada e veio parar em nossas mãos, houve um caminho relativamente longo para chegarmos onde estamos. (Entenda um pouco sobre isso lendo o Artigo que escrevi: https://encr.pw/zoJVp ) e se você compreender os primórdios a certeza de utilizar esses recursos obtendo todo o seu potencial é certo.
Se você quer realmente ser um Fotógrafo com F maiúsculo e nunca pesquisou sobre o Renascimento, o Barroco sobre os grandes mestres da pintura como Caravaggio, Boticcelli, Anguissola entre outros tantos, lamento te dizer que você está indo pelo caminho errado. Se você acha que literatura é chato que não te acrescentará nada é um grande engano seu.
Você conhece algum Cirurgião Vascular que apenas pega um bisturi e sai cortando vasos sem ter estudado e muito os seus predecessores? Creio, tenho a certeza de que não.
Estudar faz parte do crescimento em qualquer que seja a profissão sem o conhecimento da história, dos caminhos percorridos desculpe, mas volto a insistir, você se tornará apenas um apertador de botão.
Para conhecer um pouco sobre o Mestre Caravaggio na página da aela.io/pt-br um texto bem completo e com belas imagens: https://l1nq.com/8Wkk9
Vocação de São Mateus | Fonte: Creative Commons |
Quer ler um texto que fará você compreender o que a pintura e a fotografia tem em comum, além de te dar um starter para pesquisar outras questões e outras referências leia na página do site artequeacontece.com.br um artigo curto, porém muito instrutivo e interessante: https://encr.pw/KTpy5
Agora, se você chegou até aqui e já entendia ou acaba de entender que pra crescermos precisamos de conhecimento, meus Parabéns! Vamos juntos contaminar com conhecimento todos ao nosso redor e colocar a Fotografia no patamar merecido, com as pessoas olhando para nós com o merecido respeito pois temos conhecimento e somos gratos e bons em nossa profissão.
O Fotógrafo através de seu trabalho, de seus registros, capta e Imortaliza Momentos que jamais se repetirão e sem isso parte de nossa história deixa de fazer sentido. Não há memória que dure para sempre sem que de alguma forma tenha sido registrada ou transmitida, por isso nosso trabalho é fundamental para a perpetuação da história, seja ela de pessoas comuns ou de eventos históricos de importância para a humanidade.
Sejamos Fotógrafos maiúsculos, com consciência de nosso papel e não apenas um trabalhador braçal atrás de remuneração, apesar de sempre ser bem-vinda.
Pôr do Sol na cidade de São Paulo numa tarde de Outono |
Obrigado por me acompanhar.
Comentários
Postar um comentário