002. Qual o Meu Foco? - Fotógrafo(a) de Modelos (agências) - 100223

Como citei no primeiro artigo, a Fotografia, apesar de ser uma linguagem universal, uma ferramenta para captação, não tem apenas um único fim.

Existem diversas meios de expressão, diversos nichos, universos distintos que se utilizam da ferramenta Fotografia. Vou tentar aqui falar das diferenças e peculiaridades daqueles que creio serem os principais mercados onde um Fotógrafo Profissional pode se especializar e isso ser um diferencial.

Deixando claro que é difícil no mercado atual fazer um único tipo de trabalho, atuar em apenas um nicho, normalmente um bom Fotógrafo tem clientes em nichos de mercado diferentes e não é possível escolher uma única área para atuar, mas reforço que ser especialista em uma área específica pode ser um grande diferencial.

Fotógrafo(a) de Modelos (agências)

Vou começar falando de um dos trabalhos que é muito superestimado. Um nicho muito concorrido e desejado, por ser glamoroso. Carrega a aura de SuperStar, o ego está sempre lá no alto, transmite a imagem de status e se parece muito com a profissão dos sonhos, estar cercado de modelos lindos, gente bonita, mulheres poderosas e brilhar no meio disso tudo, é algo sensacional, Fotógrafo de Moda.

Mas a realidade nem sempre é essa. O Fotógrafo que chegou ao status de SuperStar em uma agência precisou passar por diversos perrengues na carreira, ter trabalhado em agências minúsculas, das quais nunca se ouviu falar, atuado com modelos e agentes totalmente desconhecidos, veículos de mídia suspeitos, picaretas em geral, com gente que foi iludida por um mercado cruel, onde só se visa lucro e pouquíssimos, 1 em 10.000 irão se sobressair, sair do anonimato, inclusive o próprio Fotógrafo. Normalmente trabalham em péssimas condições, em agências que só veem números: quantos modelos o Fotógrafo clicou em um dia; quantas fotos por modelo foram captadas; qual o tempo médio de uma seção de fotos; qual o ticket médio de cada contrato, etc, etc, etc.
Tudo é horrível? Não, nem tudo.

Se você conseguir uma bom Q.I (Quem te Indica), ter um bom portfólio, ser um especialista em estúdio (luz, técnica, equipamentos) e ter um bom conhecimento de “Direção” de Modelos, que é algo muito mais importante do que o equipamento que você utiliza, é possível que em algum momento você consiga achar uma agência honesta, uma agência dos sonhos, ou então se fixar no mercado com seu próprio estúdio e se tornar esse SuperStar.

O sonho de consumo de toda Modelo e de vários Fotógrafos, as famosas: Ford Models; Mega Model; Major Model; Elite; Way Model Management, entre inúmeras outras.
*por questões autorais não é possível linkar os sites das agência aqui, mas basta que você faça uma pesquisa e vai encontrar além dessas, muitas mais.
Deixando claro que isso não é uma indicação para ninguém, são apenas nomes de empresas reconhecidas Nacional e Internacionalmente.

As dicas da Tina Izac para quem tem interesse na carreira de modelo são ótimas, se você quer conhecer um pouco desse mercado segue ela lá:
https://youtu.be/facPxALMrZ0?si=4TLSTZHblCKuzwWW

Fotografia de Moda

O que é preciso para isso?
-Antes de tudo dominar seu equipamento, a Câmera Fotográfica, (postei um link no 1º artigo, olha lá) conhecer todos os seus recursos, toda a sua estrutura analógica e digital, saber qual a objetiva correta para o ambiente onde vai atuar, ter o domínio da luz disponível ou criar a luz correta para aquele ambiente, se vai trabalhar com Flashes de estúdio, se irá trabalhar com luz contínua, entender sobre a potência dessas luzes e como distribuir da melhor maneira dentro do ambiente. Se irá trabalhar com fundos móveis ou fixo, se utilizará cenários e acessórios, enfim, dominar o ambiente e todo esse equipamento.
-Entender qual é o perfil da Agência ou do cliente: alguns adotam uma linguagem moderna, atual, voltada para o público plugado e antenado com as últimas tendências do mercado da moda e da publicidade; outras agências são mais conservadoras, querem o básico, o arroz com feijão, luz suave, fundo recortado, modelo bem iluminada, mas não pense que isso é mais fácil, o simples muitas vezes é o mais sofisticado e por isso mais complicado e trabalhoso. Então, entender a linguagem do cliente (agência ou modelo) é um dos pontos principais.
-Se você pensa em ter seu próprio estúdio e trabalhar com modelos, atores, músicos, artistas em geral, ou mesmo com o mercado editorial, o estilo da captação passa a ser apenas o seu, com base na necessidade de cada cliente, que é definido em uma entrevista ou reunião com o solicitante.
Fotografia de Moda

Ter o apoio de um profissional de Maquiagem e Cabelo é importantíssimo, é fundamental, esse profissional (um ou uma Maquiadora) será seu braço direito, é quem transforma uma pessoa comum simples, em uma Diva, em um Ícone, Maquiagem e Cabelo são essenciais para o trabalho do Fotógrafo de Modelos. Na maior parte das agências já existe esse profissional no Staf, se você pensa em ter seu próprio estúdio terá que contratar uma pessoa que atue como freelancer, mas é primordial conhecer seu trabalho e conversar muito para ambos entenderem o direcionamento de suas fotos.

-Em todos os casos, a Direção de Modelo, é algo que vai sempre estar acima de todos os outros requisitos. O melhor equipamento, o melhor estúdio, a melhor luz, a melhor maquiagem sucumbe sob uma má Direção de Modelo. O Fotógrafo de Estúdio é antes de tudo um grande Diretor, um conhecedor da essência humana, um expert em tirar do retratado o melhor sorriso, o melhor perfil, o olhar mais expressivo, o encantamento que fará com que as pessoas que olharem para aquele retrato enxerguem além da foto, vejam a personalidade do retratado. Para que tudo isso ocorra é necessário ter empatia com o seu retratado, um bom bate papo antes da seção de fotos é um excelente caminho, mas algumas vezes isso não é possível por conta da agenda de ambos, se for em uma Agência então, é praticamente impossível, então o jeito é estar preparado para todas as situações. Existem cursos específicos sobre Direção de Modelos, você pode aprender sozinho com a experiência, mas como em tudo um curso te dará a melhor base para esse aprendizado.

Fotografia de Moda

-Referências fotográficas devem ser o seu café da manhã, seu almoço e jantar.
O Pinterest está cheio de referencias pra isso, esse aqui é só um exemplo, https://encr.pw/8f7Xg

Um bom Fotógrafo que sabe dirigir seu modelo, tem decorado no mínimo 20 poses distintas, que poderá usar durante o ensaio, além de decorar essas poses para utilizar em sua sessão fotográfica é excelente ter em mãos, na tela de um computador ou celular, diversos sites com referências, que você possa consultar rapidamente, pois pode acontecer que nenhuma daquelas poses que temos em mente fique boa para aquela situação. Não ache que é uma vergonha utilizar referências mesmo durante o ensaio, isso é normal, você vê a referência e a partir dela cria outras possibilidades. Inclusive é bom pedir pra modelo se ela tem alguma referência que tenha visto e queira algo parecido no caso de clientes diretos não das agências, mas que fique claro, PARECIDO, nunca, jamais copiar e fazer idêntico, isso é péssimo.

Quando atuei nesse mercado, amava o contato com o público, ver rostos novos a todo momento, com um brilho especial no olhar, gente que já estava pronta para o mercado e gente que não tinha a menor noção do que iriam encontrar a partir dali e todas estavam dispostas a encarar e ouvir tudo o que eu, como o Fotógrafo, estava lhes transmitindo. Por isso a responsabilidade é gigante, você é o primeiro contato de muita gente com o universo da Fotografia, o que você diz e faz, o que você transmite para a pessoa, pode marca-la para sempre. Então tome muito cuidado, seja muito educado, delicado com as palavras, ouça as expectativas do retratado, trate seus clientes com carinho e respeito sempre. Não imagine que o fato de ser Fotógrafo lhe dá o direito de se achar superior e ser arrogante com quem quer que seja. Lembre-se, sem as pessoas que estão iniciando na carreira de Modelo muita gente nem teria trabalho.

Fotografia de Moda

Uma dica importantíssima é sempre perguntar para a/o modelo se ela prefere que alguém do seu convívio pessoal acompanhe a sessão fotográfica, ela pode querer ou não querer (questão de nervosismo), mas é sempre ela quem decide isso. Jamais proíba um acompanhante em suas sessões de foto, isso é bom para você como proteção contra qualquer problema que possa ocorrer. Eu tinha por hábito jamais fechar a porta do estúdio fotográfico, além de ter câmera de segurança gravando o ambiente durante todo o tempo do ensaio. Por incrível que pareça, existem pessoas que só pensam em te prejudicar.
Lembre que como todo serviço o Fotógrafo também está sujeito ao Código do Consumidor: 
"O código de defesa do consumidor (Lei 8.078/90), no seu art. n°3, define que a prestação de serviço nada mais é do que uma atividade fornecida mediante remuneração, fazendo assim com que alguns fotógrafos e agências de fotografia estejam sujeitos às regras do Código do Consumidor..."

Para maiores informações: https://l1nq.com/CKVlY

Se o caso for um trabalho editorial com um(a) modelo profissional, as coisas ficam mais fáceis, mas não se engane, a experiência nos diz que todo ensaio deve ter muito empenho e atenção, mesmo com um(a) profissional, o trabalho do Fotógrafo ainda é o de Dirigir de acordo com o posicionamento do contratante.
Obviamente, cada um dos tópicos que discorri aqui nesse artigo requer estudo e aprofundamento, irei passar em artigos futuros, informações especificas sobre a maioria deles. Por ora falaremos apenas sobre os nichos e onde podemos nos encaixar de acordo com o perfil de cada profissional.

Não esquecendo que o Fotógrafo Profissional é um “faz tudo” quando se fala em mercado, mas se especializar numa área é um diferencial e é o que pode te trazer o reconhecimento desejado.

Fotografia de Moda

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