016. Qual o Meu Foco? - Festas de Aniversário - Prospectando Clientes - 100324

Festas de Aniversário

Todo dia tem Festa de Aniversário, crianças, adolescentes, adultos, casais, bodas, festas em bares, em casa, em restaurantes, em buffets, salões de festas dos prédios, piquenique no parque, festas simples, temáticas, em baladas, de empresas e mais uma centena de formas, o difícil é conseguirmos convencer esses aniversariantes todos a nos contratar para Fotografarmos.

E porque é tão difícil?
A meu ver são 3, entre tantos, os principais motivos:

1- Divulgação
2- Precificação
3- Má vontade do Fotógrafo

Divulgação: A maioria de nós Fotógrafos vivemos da fama, das indicações de ex contratantes, da repercussão dos nossos trabalhos nos perfis sociais e isso é pouco para atingirmos uma gama maior de clientes.
É preciso investir tempo e um pouquinho de dinheiro para irmos além disso, criar anúncios diversificados e insistir nas redes de formas além do post no perfil, procurar grupos de venda de bairros, de comunidades, postar fora das suas redes sociais para se obter um alcance maior, investir algum valor nos caminhos do próprio Google:


ou mesmo nos anúncios da Meta, basta você achar um valor aceitável para iniciar e testar até chegar nos números que deseja.

Anúncio feito para redes sociais Altair Urbano

Fazer divulgação impressa pode não parecer um caminho rápido, mas a maioria dos comércios atuais buffets, padarias, restaurantes, bares, barbearias, possuem um local para divulgação de trabalhos onde podemos depositar cartões de visita ou Flyers e ter uma divulgação sem muito esforço além do custo da própria impressão, que não é nenhum absurdo em gráficas rápidas, já utilizei o trabalho de algumas:



Acessem esses links e façam seu levantamento, formato, quantidade, etc. Existem vários outros sites e alguns tem até modelos prontos que você só substitui os textos pelo seu, no caso de você não dominar um Canvas ou similar.

A Precificação: "Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram somente preços são suas merecidas vitimas.” (John Risk, 1819-1900).

Frase do século 19 que ainda hoje serve muito bem para tentarmos por preço em qualquer serviço prestado.
Lembram da propaganda que fazia a pergunta que gerou vários problemas para seu anunciante?
"Quer pagar quanto?"
Pois é, alguns dirão que está certo outros que está errado entretanto eu nunca gostei de ter valores fechados para nenhum trabalho, ainda mais para Festas de Aniversário. Vamos lá, temos vários tipos de festas e vários tipos de contratantes vamos exemplificar um pouco:

1º - aniversário de 1 aninho do filho do vizinho do primo, será no salão de festas do prédio apenas para a família, cerca de 50 pessoas no máximo e será das 15h até as 19h no domingo, eles querem apenas as fotos digitais para postar nas redes depois.

Niver de 2 aninhos do Bê no salão do prédio onde morava
festinha rápida

2º - aniversário de 50 anos do dono da revenda de veículos, que será no buffet mais chique da cidade para cerca de 250 convidados e acontece no sábado das 17h até 00h00 e além do Fotógrafo eles querem um Filmmaker que já faça postagens nas redes no decorrer da festa.

Festa em um Buffet dos Jardins com
3 fotógrafos e 1 Filmmaker

Entende que não é possível ter um valor fechado para casos que são totalmente distintos?
O que podemos fazer nessas situações é estipular nosso valor por hora de trabalho ou um cache mínimo para eventos pequenos e um valor padrão para trabalhos mais sofisticados. Se você vai trabalhar como freelancer quem estipula seu preço é o contratante que trabalha com um valor médio de mercado, eu já recusei trabalhos freelance que para o meu padrão pagavam pouco e fiz para clientes diretos pelo mesmo valor por entender que seria um trabalho leve e tranquilo. Cada um sabe até onde pode ir com seu preço e quanto de contas tem pra pagar.
Uma conta relativamente legal para você propor para o contratante é de um custo de 10% do valor gasto na festa toda, buffet, comida, decoração e tudo mais, não é nenhum absurdo e fica bom pra ambos.

Por esses motivos não há como ter um valor fechado sempre, entretanto nunca dê trabalho de graça ou em troca de divulgação (a pior piada que existe no mercado "Faz que eu te divulgo"), além de você estar queimando e desvalorizando o mercado corre o risco de entregar o material e ser desvalorizado por não ter cobrado. "Ah mas eu tô fazendo pra aprender Altair." não importa, cobre o Uber, a gasolina, a hora de custo de energia do computador, não interessa, cobre algo pra valorizarem teu trabalho.

Má vontade do Fotógrafo: aqui é complicado, acabei de falar para nunca dar trabalho de graça né?
Então, essa Má Vontade geralmente está associada a questão da Precificação. Não fazer um aniversário por conta do cliente não ter verba suficiente ou chorar demais pelo valor é algo que já tive vontade, confesso. Porém se você pensar em quanto é difícil conseguir um cliente que esteja disposto a gastar dinheiro com Fotografia em uma festa vai passar a pensar 2 vezes antes de deixar pra lá. Se você atingiu um patamar que te possibilite negar trabalho, lembre-se que existem outros tantos Fotógrafos que ainda estão em busca de firmarem seu nome, então se você não quer ou não pode fazer uma festinha porque paga pouco, indique um colega que esteja batalhando seu espaço.


Bom, é óbvio que essas questões são estritamente pessoais e se você divulga seu trabalho de forma correta não há ninguém melhor que você mesmo pra entender o quanto ele vale e se vale a pena ser feito.

Quem põe preço no trabalho dos outros não sabe o valor que ele tem.


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