013 - Um pouco de Conceito sobre Técnicas e Edição de Imagem - 092424

SOBRE ­­TÉCNICAS e EDIÇÃO manipulação de imagem

Quem nesse mundo ainda não fez uma foto em seu celular, abriu algum APP de edição e aplicou vários filtros até que a foto ficasse do seu agrado? Não estou falando dos faceapp's da vida, que maquiam tanto a pessoa que ela deixa de ser ela mesma e vira a modelo ou artista do momento. Falo de filtros de Manipulação de Imagem, aqueles que valorizam ou modificam a foto original através de uma sobreposição de efeitos. Deixar a foto P&B, Sépia (aquela cara de foto antiga), Azul ou um outro tom qualquer é uma forma de alterar a Matiz (cor da foto) e  isso seriam as técnicas mais comuns, mas podemos Granular a imagem, Solarizar, Acrescentar Ruído, Distorcer, Traçar (deixar parecendo desenho), e mais uma infinidade de efeitos que os APP's que surgem a cada dia criam e misturam com os já existentes. São dezenas pra não dizer centenas de apps para editar suas fotos direto no celular.
Eu uso o Adobe Photoshop Express por já estar acostumado com a sua versão para Desktop facilita bastante pra mim.
*Para você fazer o Download para Android: https://l1nk.dev/Z3NR1

Mas como eu disse existem vários e vários outros, InShot, Color Pop Effects, o Snapseed da Google que só de abrir você já tem tantos filtros de melhora de Imagem que eu não saberia fazer pelo Photoshop nem metade.
*Para você fazer o Download para Android:  https://acesse.one/mU9zf

Mas porque estou falando de APP's de celular?
Você já se perguntou de onde vieram tantos e tantos recursos para manipular uma imagem digital em um mero celular? Como e porque eles foram criados? Pra que servem, além de mudar a fisionomia das pessoas e deixá-las irreconhecíveis? (leia o meu artigo 010, que fala a respeito do retrato: 
https://encr.pw/8i28p ), porque as pessoas se fascinam por Efeitos na Fotografia?

Para tentar explicar isso, é preciso voltarmos aos primórdios da Fotografia, antes do advento da Imagem Digital, a Fotografia Físico/Química quando usávamos filme  e papel 
fotográfico além de produtos químicos para obter as imagens que fotografávamos com nossas Câmeras 35mm.

Antes da Fotografia Digital, tínhamos Papel e Filme

E bem lá no inicio de tudo, por volta de 1921 Man Ray, um estadunidense que vivia em Nova Iorque, começou a pesquisar algumas das técnicas que proporcionariam nos dias atuais essa enormidade de "filtrinhos" no celular.
O trabalho de Man Ray é pontuado por experiências com técnicas de laboratório que nos dias atuais são facilmente reproduzidas na fotografia digital através de APP's de  manipulação de imagem entretanto, no período em que o Fotógrafo as utilizou eram algo inovador e de difícil execução, não era apenas apertar uma tecla e ver o resultado. 

Eu fiz um curso em  1998 do Photoshop 5, aplicado por um dos tradutores do livro que era vendido a época, existem algumas versões e infelizmente eu não guardei o certificado e não vou me lembrar do nome do professor, que era um menino, deveria ter uns 20 anos e já sabia mais de Photoshop do que eu sobre Fotografia, ele era aluno da Faculdade de Comunicação onde eu trabalhava, enfim nesse curso que foi de 7 aulas havia eu e mais 8 professores da Universidade Mackenzie, todos da área de comunicação, entretanto nenhum Fotógrafo, só eu. Eles eram artistas plásticos das mais variadas vertentes e o engraçado era que eles não estavam prestando atenção em nada do que estávamos fazendo, apesar de serem professores, era tudo muito técnico, ferramenta de recorte, ferramenta de seleção e por ai vai, ninguém interessado naquela chatice toda a não ser eu, até lá pelo fim da 4ª aula quando o professor abriu a Paleta de Filtros, imaginem crianças abrindo presentes, foi a mesma reação dos meus colegas PROFESSORES ao verem aquela paleta que transformava uma foto "normal" em uma Aquarela, em um Afresco, Carvão, Fotocópia, e mais uma dezena de filtros onde eles podiam manipular qualquer imagem. Ai a aula pra eles acabou, foram mais 3 dias de manipulação de filtros no Photoshop 5 e eu fiquei com o Professor particular me orientando em todas as ferramentas que eu ainda tinha dúvidas e me aprimorando. Quanto aos meus amigos, saíram de lá todos felizes com as possibilidades dos filtros em suas obras e um certificado de Aprendizado em Photoshop. Eu sai sabendo um pouco mais.

Livro Photoshop 5 base do meu conhecimento
em Edição de Imagem

Man Ray não era um adepto da convencionalidade, por esse motivo extraia dos materiais fotográficos mais do que simples fotografias.
Entre algumas das técnicas utilizadas em larga escala por ele temos o “Fotograma”, que ele batizou de “Rayografias”. Para cada trabalho desses havia o tempo de produção, pensar nas disposições dos materiais, calcular o tempo de exposição para cada tom de branco, cinza, preto, passar pelo processo de revelação químico, isso tudo em uma sala escura iluminada apenas por uma luz vermelha muito suave, secar e analisar o resultado.

1- Fotograma. Man Ray 1923      2- Fotograma. Man Ray 1922

A técnica consiste em utilizar-se de materiais translúcidos ou opacos e até mesmo sólidos, sobre o papel fotográfico e aplicando exposições de luz sobre este, (que pode ser gradual, pouco a pouco, ou de uma única vez), obtendo assim uma imagem, sem a utilização de um equipamento de captação, uma câmera fotográfica e de filme fotográfico.

[...] O princípio do fotograma nasceu no dia em que a fotografia nasceu (e mesmo antes). [...] O importante não está nessa corrida vã às origens históricas, mas na consciência do jogo teórico que revela o próprio fundamento do fotográfico: a impressão luminosa por contato, isto é, por contiguidade real e física com o referente — bem antes de qualquer ideia de semelhança."

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico - Tradução: Marina Appenzeller: https://acesse.one/cXQVH


A Solarização foi outra técnica muito bem empregada por ele, também é conhecida como Efeito Sabattier em homenagem a seu criador o francês Armand Sabattier, que o criou em 1862, consiste em, durante o processo de revelação reexpor o filme ou papel fotográfico à luz por um período de tempo que pode variar de acordo com o efeito desejado e retomar a revelação, causando assim uma inversão tonal de algumas áreas da imagem.

1- sem título - revista Harper´s Bazaar 1940
2- auto-retrato 1934 com semi solarização

Outra técnica utilizada por Man Ray é a granulação, na qual um papel ou acetato transparente, granulado ou texturizado é colocado sobre o papel fotográfico no momento da impressão, acentuando os grãos e fazendo com que a imagem obtenha textura pontilhada e relevo. Esta técnica nem sempre pode ser identificada, devido a inúmeras reproduções mal feitas, que estão disponibilizadas, mas estas lembram bem o efeito.

1- Le Violon D´Ingres 1924 - talvez a foto mais famosa de Man Ray
2- Juliet, 1945

Dupla ou Múltipla exposição consiste em fotografar no mesmo frame (quadro) ou imprimir no mesmo papel fotográfico duas ou mais vezes. Em algumas câmeras fotográficas temos uma tecla ou botão que nos possibilita armar a câmera sem avançarmos o filme ou frame no caso das Digitais, fazendo assim com que possamos disparar no mesmo quadro o numero de vezes desejado, essa técnica necessita que seu utilizador tenha razoável conhecimento de fotometria, visto que o acumulo de luz pode causar uma superexposição, causando assim uma velatura. Na impressão fotográfica existem maneiras diferentes de se utilizar deste recurso, uma delas é a simples sobre posição de negativos no próprio Ampliador Fotográfico.

Se você já viu um desses
sinta-se um privilegiado

Encaixando as imagens de forma onde os vazados se sobreponham aos negros, utilizando um numero indefinido de negativos. Outra maneira é expondo no papel fotográfico uma primeira imagem e em seguida expondo outra e quantas mais julgar interessante. Para que esse método tenha bom resultado é necessário um estudo prévio das imagens que serão sobrepostas.

1- Observatory Time-The Lovers 1936  2- Interior 1932

De posse dessas informações, espero que na próxima vez que você entrar no seu celular para fazer uma "mudancinha" em suas fotos, ao menos lembre-se que os pioneiros da Fotografia Artística ralaram muito pra chegarmos nesse ponto onde estamos, que o simples clique em um botãozinho no celular só foi possível graças aos inúmeros Fotógrafos que experimentaram por décadas de trabalho em Laboratórios e Estúdios Fotográficos técnicas que até antão ninguém sonhava.

E se você ficou curioso pelo trabalho desse mestre da Fotografia  entre centenas de referências eu indico: https://l1nk.dev/HrirZ 

"Precisamos ter consciência de onde viemos, para compreender onde estamos e saber se para onde vamos é onde queremos estar." o autor

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