007. Qual o Meu Foco? - Casamento - Cerimônia Civil - 100323

 Casamento - Cerimônia Civil

Conheci diversos Fotógrafos que fizeram apenas isso a vida inteira, trabalhavam somente em cartórios, ficando na porta e abordando os noivos que muitas vezes nem sabiam que podiam ter levado o seu próprio Fotógrafo e com isso acabavam contratando o "colega" que estava ali de prontidão. Uma questão delicada é que alguns cartórios faziam acordos com Fotógrafos "amigos" dificultando o trabalho do Profissional que foi contratado pelos noivos, dando prioridade para os seus, nesses momentos era não perder a calma e levar seu trabalho da melhor maneira possível sem se estressar e principalmente sem criar problemas para os noivos. Essa prática não é mais tão comum.

O Casamento Civil pode acontecer junto com a cerimônia religiosa, mas é habitual ocorrer em data diferente, alguns dias antes em um cartório, existe um protocolo dessa cerimônia então após fazer alguns, você já saberá quais são os momentos chave. O Fotógrafo precisa se espremer e se virar para conseguir captar bons momentos dessa cerimônia.

Nunca numa Cerimônia Civil trabalhei com mais do que um único Fotógrafo por conta das limitações de espaço e porque é algo rápido 20 minutos, no máximo meia hora e poucas pessoas envolvidas o que limita demais as fotos.

Além de minúsculo o local estava abarrotado de gente.

Alguns cartórios entenderam que esse momento é importante e prepararam um espaço agradável e bem ajeitado, bem decorado para o casamento, o juiz de Paz é simpático colabora com o Fotógrafo que esta fazendo a captação, inclusive fazendo paradas estratégicas para que se fotografe e posando com os noivos.

Local espaçoso, bem decorado, mas ainda assim lotado.

Alguns cartórios, por falte de espaço parecem um local improvisado, o juiz é uma pessoa arredia, de mau humor, fazendo tudo as pressas, então cabe a você ser muito educado e sempre que necessário pedir ao Juiz de Paz que lhe dê oportunidade de fazer seu trabalho, ai cabe ao Fotógrafo fazer sua mágica. Não é anormal ter um cinegrafista, o que aperta ainda mais o pequeno espaço.

Aqui da pra ter ideia do aperto que é o local.

Após a cerimônia se escolhe um local agradável, praça, parque, enfim, um bom lugar que possa acontecer um ensaio com os noivos e todos vão para lá, noivos, padrinhos, pais, familiares, Fotógrafo e cinegrafista. Já fiz em pracinhas de bairro, em Parques como o da Independência e do Carmo em SP, em clubes com piscina e espaços bacanas, na futura casa dos noivos, em um restaurante onde padrinhos, pais e noivos almoçariam, em uma avenida de comércio popular extremamente movimentada, criatividade e disposição ajudam muito nessa hora.

Foto feita enquanto eu levava os Noivos para
um ensaio no parque no meu carro

A maioria dos locais públicos não exige autorização prévia para se realizar esse trabalho, ao contrário, quando vêm um Fotógrafo e um Casal juntos, já sabem do que se trata, eu nunca fui barrado em nenhum parque público, agora se você quiser fazer algo muito inusitado como Estações de Metrô, Museus, Clubes, estádios de Futebol, etc, vale você se informar antecipadamente com a administração do local, porque alguns locais não permitem fotografias.
E detalhe, não confunda o Ensaio Pós Civil com o Pré Wedding, são coisas diferentes e falaremos dele depois.

Ensaio Pós Civil - Andreia e Henrique
Parque Prefeito Celso Daniel

Conheça o Parque Celso Daniel
https://g.co/kgs/f3ggTi6

Ensaio Pós Civil - Carla e Paul
Parque Cidade de Toronto


Conheça o Parque Cidade de Toronto
https://l1nk.dev/zGiVD

Aqui fica o lembrete para com os cuidados de segurança, tanto para com os envolvidos como para o equipamento, nunca se descuide da segurança e prefira locais com policiamento para realizar seus ensaios ao ar livre.

Comentários