011. Qual o Meu Foco? - Casamento – Cerimônia Religiosa - 102423

Casamento – Cerimônia Religiosa

Vou tentar passar a experiência sendo o Fotógrafo principal, aquele que fechou o contrato com os Noivos, que deu orçamento e fechou com todos os Freelancers para a realização do evento. Se você for o Freelancer contratado, fique atento as instruções e lembre que um dia você pode ser o chefe dessa galera toda... tomara.

Casamento Religioso Adriana&Junior por Altair Urbano
Paróquia Santíssima Virgem  - Adriana e Junior

Uma igreja lindíssima, Paróquia Santíssima Virgem em São Bernardo do Campo: https://g.co/kgs/8g9oiu4

Na maioria das Cerimônias Religiosas ou mesmo Cerimônias Ecumênicas, sejam em igrejas, templos, buffet, existe na maioria das vezes uma ou um Cerimonialista, um profissional importantíssimo com o qual é ótimo que você já tenha feito contato prévio anterior à data do evento, (e se não conseguiu fazer antes procure por ela assim  que você chegar ao local da cerimônia), para estar ciente da sequência do Cerimonial, isso ajuda bastante. Esse profissional pode te ajudar de diversas formas, incluindo o posicionamento de Padrinhos no altar, até ajeitar véu e Bouquet da noiva, te passar a sequência e horários em que tudo irá acontecer. Se não houver Cerimonialista o que conta ai é a experiência de cada profissional.
Durante a cerimônia os Fotógrafos devem ser orientados para o que cada um deve registar. Eu gosto de designar um para o Noivo e Padrinhos, outro para os convidados e eu fico encarregado pela Noiva, mas isso é uma questão para que cada profissional se adeque da melhor maneira e não é aquela coisa fechada, "Faça só isso e ponto", todos estão ali para fazer o melhor e se você enxerga uma oportunidade de fazer uma boa foto faça, sempre é melhor pecar pelo excesso, mesmo porque a cerimônia não tem replay. Não esqueça que os Cinegrafistas são seus parceiros e não seus competidores, converse com eles para estar sempre alinhados e não atravessar a frente deles quando estiverem filmando, ao contrário das fotos eles terão que fazer cortes e você pode atrapalhar um momento chave, então não custa ficar atento e saber qual momento passar por eles sem atrapalhar.
Antigamente era chique a noiva se atrasar, pra nossa sorte isso acabou, nós não ganhamos por hora e ninguém merece ficar esperando uma pessoa que não respeita seus próprios convidados e os profissionais que estão trabalhando e não estou falando só da equipe de Captação, tem o motorista em caso de locação de carro, o pessoal da Decoração da Igreja, os trabalhadores do buffet, enfim, muita gente pra esperar por uma única pessoa. As igrejas cobram multa dos casais quando ocorrem atrasos e já vi o Padre pular aquele casamento e passar para o próximo e aquela Noiva passar para o final da fila, acreditem, eu vi. Por sorte não eram os meus contratantes.
As cerimônias religiosas geralmente são rápidas, não mais que 30 minutos, e depois que você fez algumas poucas, já tem a sequência dos eventos que irão ocorrer, isso alinhado a conversa com a Cerimonialista, permitirá que você e a equipe não percam nenhum momento chave, a atenção deve ser total.

Paróquia Matriz de Santo André Erika e Tiago

Paróquia Matriz de Santo André: https://g.co/kgs/GbK23YT

Vamos fazer um adendo aqui: O terror de todos nós Fotógrafos, o lindíssimo vestido branco da Noiva e os tetos extremamente altos das igrejas, onde é impossível rebater a luz do Flash. Esse era um dos motivos para que antigamente existisse um assistente que carregava uma fonte de luz com fotocélula, um flash de apoio para auxiliar o Fotógrafo. Conseguir equilibrar a luz de forma ideal nem sempre foi fácil, isso era chamado de "fazer célula", muita gente começou na área dessa forma. Hoje com as câmeras digitais que você pode alterar a sensibilidade a cada clique, tudo ficou muito mais simples, porém é necessário que você domine seu equipamento para não estourar o branco e nem deixar tudo muito escuro.

Noiva fotografada ainda no carro na porta da Igreja

A noiva está lá fora aguardando para sua triunfal entrada, você ou outro profissional já registraram a chegada do carro na porta do local, então agora é acompanhar a entrada da Noiva, o momento aguardado por todos os convidados presentes, vai ser um tal de aparecer celular de tudo que é lugar e você precisa ser paciente com todos além de ter foco na estrela principal do evento A Noiva. Cuidado para não se atrapalhar com o cinegrafista e já tenha definido com sua equipe quem fica na frontal e quem fica nas laterais, a partir disso é só ter foco e atenção.

A entrada da Noiva Um momento mais que Especial.

Alguns truques que ajudam muito:
Preste atenção aos pajens e floristas, eles sempre proporcionam fotos maravilhosas, por serem crianças e estarem ali meio que brincando com a situação, fique de olho e se prepare para ótimas fotos.
A troca das alianças, normalmente fica muito bom para o cinegrafista e péssimo para nós Fotógrafos, o truque é: deixa pra lá, faça fotos gerais desse momento tentando captar a emoção dos Noivos, ficando muito atento para algo que ocorra de forma inusitada e ai depois da cerimônia de forma calma, você pede aos noivos para repetir a cena com o foco apenas nas mãos. Isso te dará uma foto com detalhes que talvez você não conseguisse naquele momento no altar.
Algumas outras imagens não podem ser deixadas para depois, o momento do SIM, o beijo, a entrada dos pajens, aquele pequenino que sai correndo sem fazer o que foi ensaiado, a florista, esses e alguns outros momentos que estão carregados de emoção e não tem como repetirmos, então esteja muito atento aquela lágrima sútil nos olhos de um padrinho, de uma madrinha, dos pais dos noivos, os Fotógrafos têm que estar cientes dessas emoções e de preferência com locais onde ficar, definidos para todos da equipe.

Pajens e Floristas sempre propiciam ótimas fotos.

A Cerimônia transcorre normalmente, você não perdeu nada e agora acontece a saída do altar e novamente a sua conversa com o Cerimonialista é primordial, será feito foto posada com os padrinhos no altar ou será apenas a saída de cada casal de padrinhos, dos pais, até a saída dos noivos, tem arroz, pétalas de flores, confetes na saída? A Cerimonialista é quem irá te dizer tudo isso.

Uma vez contratei um Cinegrafista Freelancer o cara era legal, veio bem indicado, mas na hora da Saída dos Noivos por conta própria sem nem mesmo me avisar ele colocou duas chuvas de prata ao lado da saída na porta da igreja, a Noiva se assustou e não quis sair até que aquilo acabasse. Ficou ali parada segurando o noivo e ficou uma situação muito chata, os convidados ali atrás sem entender nada, só quando se apagou ela passou pelo corredor e saiu. Tive que me desculpar posteriormente e por sorte ela aceitou minhas desculpas. Minha dica é: nunca façam nada parecido com isso, não faça nenhuma surpresa, tudo tem que estar conversado para que não dê problemas, algumas igrejas não permitem nem que os padrinhos joguem arroz na saída, gera uma multa para os noivos, então não façam nada que não tenha sido acertado previamente.

A saída do altar pode ser tensa,
mas as vezes a alegria é contagiante

Arroz, confete, pétalas, ficam lindos nas fotos,
mas consulte a Cerimonialista antes de fazer uso.

Pétalas de rosas jogadas em um corredor de
convidados em cerimônia feita no Buffet

Os Noivos saíram da igreja, entraram no carro e vamos nos dirigir agora para um ensaio pós-cerimonia antes de irem para a grande Festa.

Comentários